sousaoCONCEITO

Como o nome sugere, pretendeu-se fazer um vinho varietal onde fosse enaltecido o caráter da casta quando cultivada em altitude, como acontece na região de Freixo de Numão.

CASTAS

O Sousão é uma das castas tintas mais cultivadas em Portugal. Tem por solar o Noroeste do País, onde é conhecida por Vinhão, produz generosamente e dá origem aos melhores verdes tintos do Minho, em especial, da zona de Basto e Amarante. No Douro origina vinhos de estilo muito diferente dos verdes, mas com um caráter inconfundível – cor retinta, aroma com notas vegetais, grande frescura de boca, enorme concentração de taninos e, naturalmente, excelente grau alcoólico.

PROVA ORGANOLÉPTICA

É retinto na cor, apresentado-se virtualmente opaco aos raios de luz. O aroma, de início, é discreto com ligeiras notas de fruta e sem o caráter vegetal, próprio da casta quando amadurece mal. Na boca não deixa ninguém indiferente, graças à elevada acidez, enorme concentração de taninos macios e alguma minerabilidade. Está pronto a beber mas ganhará qualidades com algum tempo de garrafa.

Ficha Técnica

PRÉMIOS

Prémio Concurso Vinho
17/20 Guia de Vinhos Portugueses, do Escanção Manuel Moreira Sousão 2006
17/20 João Paulo Martins Sousão 2006
Medalha de Ouro Concurso Nacional Vinhos de Portugal – Wines of Portugal Challenge 2014 Sousão 2011
Medalha de Ouro 3º Festival do Vinho do Douro Superior 2014 Sousão 2011
Medalha de Ouro 3º Concurso Nacional de Vinhos 2015, Confraria do Bacchus de Albufeira Sousão 2011
Medalha de Ouro Concours Mondial Bruxelles 2015 Sousão 2011
90 points (out of 100) Robert Parker Sousão 2011